Buscar

Indenização aos Familiares – Acidente de Trabalho

Conforme explicado no artigo “Ação Indenizatória Trabalhista decorrente de Acidente do Trabalho”, o trabalhador vítima de acidente de trabalho possui direito à indenização por danos morais, materiais e estéticos.


No entanto, o acidente de trabalho não impacta somente a vítima, mas também todos aqueles que convivem com o acidentado.


A depender da lesão incapacitante, pode ocorrer uma alteração completa na rotina da família.


Imagine-se, por exemplo, quando o trabalhador acidentado passa a precisar fazer uso de cadeira de rodas. Toda a rotina da casa certamente será alterada. Os familiares muito provavelmente terão de ajudar em algumas tarefas básicas, no mínimo, até a completa adaptação.


Por esse motivo, o Judiciário brasileiro tem concedido indenização também aos familiares do acidentado.


Obviamente, para fazer jus à indenização, material e/ou moral, os familiares devem comprovar a alteração na rotina e, se for o caso, o eventual impacto financeiro (dano material).


Além do dano reflexo decorrente da alteração da rotina e do prejuízo material sofrido pelo familiar do acidentado, caso o acidente tenha acarretado o falecimento do trabalhador, seus familiares poderão igualmente pleitear justa indenização do empregador.

Em caso de ação indenizatória para reparação de danos dos familiares, o prazo para ajuizamento da ação é de 3 (três) anos, segundo o Tribunal Superior do Trabalho ( TST – AIRR: 2353007920055020035).


Caso possua dúvidas sobre seus direitos, entre em contato conosco pelo telefone 4003-3847 ou preencha o formulário a seguir:

0 visualização
FALE CONOSCO

Caso possua dúvidas sobre seus direitos, entre em contato conosco pelo telefone 4003-3847, por email: contato@capaprevi.com.br :

CONECTE-SE CONOSCO

Facebook

Twitter

INSCREVA-SE

INFORMAÇÕES LIGUE 4003 - 3847

  • Facebook
  • twitter
  • Black Instagram Icon